.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Artigo Urgente, Maribondo Versus Nova Mutum




Maribondo Versus Nova Mutum

                                                                                            José Jurandir de Oliveira Filho *

Venho, através deste artigo, escrever para a minha querida Maribondo, cidade a qual meu bisavô fundou, cidade esta que, onde sua alma estiver, por ela está chorando, em ver seus filhos indo embora em busca de novos horizontes. É triste pra gente que gosta de Maribondo, ver nossa cidade em tamanha decadência. Refiro-me a um fato que não começou agora, mas que vem acontecendo ha vários anos e que, nesses últimos, a proporção ficou maior. Vamos ao fato: refiro-me aos filhos da nossa querida terra, que, por necessidade maior, estão indo embora em busca da sobrevivência fora de Maribondo, para ser mais exato, na cidade de Nova Mutum , Estado de Mato Grosso.


Quero ressaltar que, na última quinta-feira, 03 de maio, partiram de Maribondo dois ônibus lotados com destino àquela distante cidade mato-grossense. Menos de oito dias depois, exatamente no dia de hoje, 9 , parte mais um ônibus levando filhos de Maribondo para fora dos seus lares. Sei que todos que estão partindo é em busca de sua sobrevivência. Isso é lamentável, porque a cada dia nossa cidade fica com um conteúdo menor de pessoas. Não foi esta cidade que meu bisavô, João Antonino, imaginou que um dia seria, quando fundou. Quero fazer um apelo, não só à sociedade como um todo, mas também aos nossos governantes, que são os poderes maiores, que tomem providência urgentemente, pois, se continuar assim, Maribondo vai virar terra de aposentados, crianças e de ricos. Vamos todos nos unir para não deixar que isso aconteça, rogando sempre a Deus que ilumine a mente dos nossos governantes, que são os poderes maiores para que providências sejam tomadas, em caráter de urgência, pois são mães que choram ao verem seus filhos partirem em busca de uma vida melhor, a qual eles não poderãm dar. Vou registrar um depoimento que eu ouvi na manhã de hoje, de uma mãe e avó, cujo nome não vou citar, mas que é mais uma mãe que sofre por estar longe de seus filhos. Ouvindo atentamente, ela me contava que dos seus cinco filhos, três já foram embora, e que, no dia de hoje, suas duas filhas também partiram em busca de dias melhores, deixando com ela um netinho de um ano e cinco meses. Agora vejam como é triste, para essa duas mães viverem longe de seus filhos.


Sentí-me na obrigação de escrever esse artigo, clamando para que providências sejam tomadas, evitando que, em futuro bem próximo, nossa querida Maribondo não venha virar cidade de faroeste, vazia.
Aqui encerro minhas palavras, esperando que alguma coisa seja feita, para, pelo menos, diminuir a evasão dos filhos de nossa cidade.



Atenciosamente:

José Jurandir de Oliveira Filho 



* Comunicador de rádio e filho do jornalista e radialista José Jurandir.



11 comentários:

  1. Prezado Junior; Realmente é muito triste toda essa situação. Essa bola eu venho cantando há mais ou menos vinte anos e não tenho sido escutado. Maribondo tem hoje um modelo sócio-econômico que se sustenta na pecuária, diferente do modelo agrícola vivenciado até o início dos anos 70. Onde a pecuária se instala e com ela uma outra alternativa de emprego e renda nao é incentivada e trabalhada pelo Poder Público, a miséria venhe a reboque. O que hoje está acontecendo no nosso Munícipio, aconteceu há muito tempo lá no denominado Vale do Jequitinhonha, no rico Estado de Minas Gerais, onde de vez em quando a TV nos mostra reportagens do alto índice de miséria, violência e degradação humana daquela região. Servindo como exemplo mais próximo, podemos colocar como parâmetro o Município de Taquarana que dista do nosso em 26 km. Em Taquarana a agricultura, principalmente à agrcultura familiar, tem um papel de destaque na vida sócio-econômica e na diferença para maior, da renda per capta da população em relação à nossa. Maribondo precisa da união de forças dos seus filhos que ainda permanecem aqui, com relação a um PROJETO que vise tentar recuperar todo esse tempo de crescimento vegetativo, pois se nada for feito, estaremos fadados em assistir nossa terra ser simplesmente dormitório de fazendeiros e guarida de crianças e aposentados. Urge um trabalho de mãos dadas de todos, sem a visão medíocre da policagem, pois só assim ajudaremos Maribondo nessa árdua tarefa de reconstrução social . Como entender ? Um município com crescimento para baixo, igual a rabo de cavalo, onde o metro de terreno para construção de casa custa R$ 4.000,00 (quatro mil reais ), quando alguns proprietários de bom grado resolvem vender. Deus foi muito generoso com nossa terra, em relação à sua localização geográfica, entretanto, não estamos tendo a capacidade necessária de fazer valer essa dádiva. É TEMPO DE REFLEXÃO, UNIÃO E PAZ !

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo Jurandir Junior,

    Poucas pessoas trataram tão bem deste assunto como você. Esta realidade, qual seja a partida de vários amigos em busca de trabalho em outros estados, vem causando sofrimento não só para os familiares e viajantes, também faz sofrer aqueles que percebem a degradação da história e do nosso município em si.

    Vale salientar também, que foi esquecido em seu relato, que a partida e consequentemente a diminuição do efetivo populacional, surge como uma avalanche de prejuízos para a economia de nossa cidade, o consumo local diminui gerando baixa na receita do comércio e com isso mais desemprego, a evazão escolar aumenta tornando, à longo prazo, um municícipio com baixos índices de escolaridade e assim sucessivamente.

    E o pior é que não existe solução à curto prazo para tal problema, o início disto vem de muitas datas. Como assim bem relatou o comentarista anterior, o Sr. Ubiratan Nunes, é o modelo sócio econômico de nossa cidade de está errado, várias atitudes de impacto devem ser adotadas, a posição geográfica deve ser evidenciada como atrattivo, o poder público deve se mobilizar no sentido de reverter esta situação, a população tem que acordar... Quer dizer, ou há uma união de interesses no sentido de resgatar nossa cidade ou seremos, como dito por você, uma cidade parecida com as cidades dos filmes americanos de faroeste.

    Resumindo, estou com o coração apertado em ver amigos de infância indo embora, e o pior, triste também em ter a minha cidade escolhida por estes agenciadores de emprego como uma cidade ideal para o recrutamento de pessoas sem espectativas de futuro (no âmbito local), de mão de obra barata, clamando por sub empregos para materem vivas as espectativas de um amanhã melhor.

    Por fim, agradeço o convite para postar em sua página, reafirmo nossa amizade ao tempo em que desjo sucesso no seu blog, na sua rádio e em sua vida como um todo.

    atenciosamente,


    Ely Freire de Mendonça Junior

    ResponderExcluir
  3. É MEU AMIGO CIDADE QUE NÃO TEM INDUSTRIAS PARA GARANTIR O EMPREGO PARA NOSSOS IRMÃO E ASSIM,IDA E VOLTA SEM FIM.CABE A NOS LUTAR PARA QUE A SOCIEDADE E GOVERNANTES, BUSQUEM ATRAVÉS DE LEIS DE ISENTIVO E DOS GOVERNOS FEDERAL,ESTADUAL E MUNICIPAL QUE ELES FAÇAM SEUS PAPAL,BUSCANDO OPORTUNIDADES PARA O MUNICÍPIO,POIS SÓ ASSIM CONSEGUIREMOS CRESCER NA QUALIDADE DE VIDA E CONSEQUENTEMENTE GARANTINDO O TRABALHO PARA OS NOSSOS FILHOS EM UM FUTURO BEM PRÓXIMO.ESTE ERA O SONHO DO SEU AVO DO MEU PAI,QUE DERAM A SUA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO PARA O CRESCIMENTO DO NOSSO MUNICÍPIO,ASSIM COMO TAMBÉM O TEU PAPAI QUE TAMBÉM MUITO CONTRIBUIU. VAMOS CONTINUAR MEU AMIGO CONTRIBUINDO FAZENDO NOSSO PAPEL QUE É ALERTANDO NOSSOS GOVERNANTES E A POPULAÇÃO DAS COISAS QUE VEM AFLIGINDO A TODOS NOS. DEUS NOS ABENÇOE E ABENÇOE A TODOS OS MARIBONDENSES.UM GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é melancólico presenciarmos nossa terra natal nesta situação,sinto-me envergonhado, indignado em ter que deparar com uma realidade obscura de tamanha gravidade econômica que encontra-se nossa Maribondo, todos sofrem com falta de DECÊNCIA, HUMANIDADE e RESPEITO que os " TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS" fazem com nossa cidade, que esta literalmente abandonada, desgovernada por falta de gestores competentes. Acorda cidade! onde iremos chegarmos...no momento não a outra opção em fazer, salvo,pedir a DEUS por todos ELES que prospere e encontre lá o que falta aqui,a dignidade e esperança de dias melhores que esta isento de MARIBONDO HÁ TEMPOS, pedir a DEUS tambem que conforte os corações angustiado dos pais que vivenciam e não tem escolha tendo que embarcar seus filhos rumo a"ESTRADA DA VIDA."

    ResponderExcluir
  5. quee lindo júnior,me emocionei vendo esta foto no dia em q parti :( ,vim em bora mas axo q meu coração ficou aíi,pq deixei as pessoas q mais amooo na minha vidaa por motivos necessários,vim atrás de oportunidades q maribondo NÃO DÁ,mas to feliiz aqui,Graças a DEUS está dando td certo ,e a saudade tá demaaaais de vc e de tds meus amigos,Meus pais nem dooou sentii estse fala ,só Deus sabe o q estou sentindo.. mas é assim msmo,nao tem outro jeito,a gente aguenta =\... beijooss (:

    ResponderExcluir
  6. Realmente é lamentável, mas essa é uma realidade antiga de maribondo, daqui um tempo maribondo vai ser habitada apenas por políticos e empresários, onde gira o capital finaceiro da cidade, quem vive de salário vai sim sair para poder sobreviver. Onde em cidades grandes encontra-se além de melhores salários, se conquista benefícios e existe a chance de ser promovidos dentro da empresa. Sai de maribondo há 04 anos, sinto saudade sim dos moradores, mas da cidade, infelizmente nem um pouco.Sinto saudade da infância que tive, que foi maravilhosa. Mas minha adolencênbcia não tenho boas lembranças. Hj digo com experiência própria que quem tiver oportunidade saia sim e vão procurar viver melhor, pois hj tenho um excelente emprego e em menos de um ano já fui promovida e garanto que todos têm a mesma chance.

    ResponderExcluir
  7. Muito triste mesmo essa situação meu amigo Jurandir Junior Oliveira Filho... Pena que nossos governantes ainda não conseguiram enxergar o tamanho do problema, ou melhor, enxergam e se fazem de cegoooos... Amo muito minha cidade, sempre nos finais de semana estou aí, mas para morar aí... não pretendo mais, a não ser que um dia Maribondo volte a ser como antes. Maribondo hoje não tem mais comercio, a feira está se acabando aos poucos, o esporte morreu, cultura não existe, entren tantos outros problemas que nossa cidade enfrenta. #INDIGNADO

    ResponderExcluir
  8. Muito triste eu nasci E FUI criado em maribondo tb não tive alternativas desde 2007 morando em salvador, torço muito para aqueles q ainda vivem ai q um dia tudo de certo tb como deu para mim.

    ResponderExcluir
  9. Realmente é muito lamentável.. Estava inclusive ontem com minha família falando sobre isso.. Nós fomos alguns dos que deixaram Maribondo, e sempre encontro várias pessoas que antes moravam ai, agora estando aqui em Maceió.. É muito lamentável ver isso, mas é uma realidade.. Maribondo é uma cidade onde até a Justiça é CEGA, imagine o restante dos poderes.. Mas enquanto não acontecer isso, essa imagem da ilustração vai ser frequente, até que em Maribondo, juventude mais não haja.. #LAMENTÁVEL

    ResponderExcluir
  10. OS POLITICOS SÓ VÃO LAMENTAR A FALTA DE VOTOS QUANDO CHEGAR A ELEIÇAÕ,É LAMENTAVEL E VERGONHOSO NÃO SÓ PARA MARIBONDO MAIS PARA ALAGOAS,UM ESTADO Q TEM TUDO PRA CRESCER E SÓ ANDA PRA TRAS,POR FALTA DE DESCÊNCIA DE NOSSOS GOVERNANTES.

    ResponderExcluir
  11. Maribondo,cidade onde me orgulho de ter passado parte da minha infância,porém ,vejo que se tornou notória pela violência e descaso,gostava de ouvir as histórias da minha avó "Aurora" sobre a criação da cidade por seu pai João Gago,e do seu amor pela sua irmã "mocinha".Hoje se houver uma política com projetos voltados a capacitação técnica dos jovens e adultos, educação das crianças com socialização familiar.Então Maribondo deixará de ser um vilarejo na qual a migração a tornará.

    ResponderExcluir

os comentários a seguir serám postados a partir da aprovação do moderador.